FÓRUM - CONSULTA PÚBLICA

 
 
Manu.embu
O que vivemos na educação
por Manu Embu - sexta, 3 abril 2015, 03:08
 

O que vivemos: qual a educação que temos hoje (diagnóstico)?

 

 
Imagem de Odair Martins
Re: O que vivemos na educação
por Odair Martins - sexta, 24 abril 2015, 12:48
 

A escola que temos hoje parece, cada vez mais, um espaço do desaprender. Preocupados, tentamos novos caminhos. Mas nossas tentativas ainda são muito tímidas e modestas. Falamos muito. Mudamos pouco. E a situação precisa de um choque, de alterações radicais. Fora dos muros escolares as coisas vão acontecendo mais rapidamente. As alterações são profundas. Com isso, a escola fica mais atrasada ainda.

Sempre venho insistindo na necessidade de reconsiderar os espaços escolares. Se eles continuarem como sempre foram, introdução de novos meios, de novas formas de comunicação, mudará muito pouco, quase nada.

Precisamos de professores mais engajados com o ato de ensinar (mas como o teremos se não são valorizados?) , precisamos que a união, estados e municípios TODOS cumpram com as suas obrigações de forma efetiva (e que a corrupção não obstrua esse cumprimento) precisamos, como disse anteriormente, mudanças radicais para que a educação consiga ter status de prioridade em nosso país.

Infelizmente, esse é o diagnóstico que vejo da educação que temos hoje no nosso país. Mas ainda acredito que com a participação de TODOS podemos mudar, avançar e atingir, no mínimo, as metas propostas.